quinta-feira, 15 de março de 2007

História de Curral Velho

Na época de seus antepassados, ouvia histórias de um povo que morava em uma ilha repleta de belezas naturais, cheia de coqueirais cercada pelo verde tão vivos dos manguezais. Uma beleza, sem igual, uma paisagem perene. E resolveu nos contar do principio do inicio até o fim da história vivida anos atrás, que ouviu dos mais velhos da sua época.

Homens a descobrirem a tal ilha foram seu Chiquinho e seu Camilo, que levou seus familiares para construir uma vida digna na ilha. Com o passar dos tempos surgiram mais moradores que ao total, somando se reuniam na ilha bases de umas trintas famílias, ele revelou que a primeira pessoa a colocar o primeiro curral naquela linda ilha foi seu Chico Grande, hoje, já falecido, havia naquele imenso e lindo oceano grande fartura de peixes de todas as espécies e tamanhos, sobrevivência garantida. Ricos não por dinheiro, mas por fartura do pão de cada dia.

Aos sábados havia naquele lugar cantorias e festa, aquele esplêndido lugar era iluminado à luz do luar e do lampião. Era uma alegria só, estampada no rosto de cada cidadão da ilha, cada cavalheiro pegava a mão de sua dama e dava-se inicio a uma valsa. Havia vários tipos de ritmos a noite toda como o xote, o bolero, o samba entre outros. As roupas que aquele povo vestia era de saco de açúcar, de algodãozinho e do tecido cujo nome era volta ao mundo. Deram aquela ilha um nome chamado ilha de imburana, o nome dado a essa ilha é o nome de uma fruta que existia em grande quantidade naquela ilha. Havia tantos peixes na ilha de imburana que os pescadores não tinham que ir ao alto mar para conseguir peixes, pois em águas rasas se encontrava em grandes quantidades e diversidades de peixes como as sadinhas, espadas e charel... A noticia da grade quantidade de peixes se espalhou por toda região e em todas as redondezas daquele lugar. Desde então começou a aparecer em nossa ilha compradores de peixes; grande maioria serrana e paraibana. Tudo era motivo de alegria naquela ilha, às vezes era tanto peixe que todos se reunião para comemorar e agradecer a Deus a paz ali existente. Faziam fogueiras e assavam sardinhas e comiam com farinha D’água, ou seja, farinha amarela.

Com o passar dos anos os serranos perguntaram aos pescadores como estava o curral: os pescadores respondiam, tá velho, meio lá meio cá. Mais tudo continuava bem, na ilha existia paz, tranqüilidade, união, amizade e felicidade.

Depois de muitos anos as águas do oceano se aproximavam a cada dia daquela ilha a destruindo-a, pouco a pouco e ao mesmo tempo proibindo moradores de continuarem na ilha de imburana. Perto da ilha havia um lugar cheio de coqueirais, carnaubais e manguezais uma paisagem linda e de grande acesso à energia elétrica então todos aqueles pescadores e suas famílias resolveram construir casas e organizar um novo modo de viver e deram a esse lugar o nome de Curral-Velho por conseqüência da grande quantidade de currais existentes na ilha que viviam antes. Currais que pertenciam a nossos antigos antepassados que ficou como herança a novas gerações. Curral-Velho tem aproximadamente 170 anos, no ano de 1902, com os antepassados de seu Francisco e com os antepassados de famílias de Curral-Velho. A muitos e muitos anos atrás em uma ilha encantadora.

Nenhum comentário: